Tudo na vida precisa ser feito com planejamento e nas áreas de atuação profissional não é diferente. Imagine como uma obra da construção civil aconteceria, se engenheiros, mestres de obras e os demais profissionais envolvidos não planejassem tudo antes do início das atividades? Pensando em ajudá-lo em seu planejamento, preparamos este post para que faça as melhores escolhas de equipamentos a serem usados em sua obra.
Antes de fazer qualquer coisa, é preciso se organizar e ordenar as ações a serem feitas durante o desenvolvimento do empreendimento. Planejando a construção, é possível ter maior economia e uma obra mais rápida e bem dirigida. Com ações simples, pode-se garantir apoio a todos os campos que abrangem a produção, desde a administração até os profissionais de mão-de-obra.
Dentre as etapas que envolvem uma construção estão:
- Verificar a possibilidade de realizar a obra;
- Estabelecer as áreas e onde ficará cada ponto da edificação;
- Analisar e saber exatamente como usar todos os mecanismos (profissionais, físicos e financeiros);
- Fazer um balanço do quanto precisará ser investido;
- Realizar uma estratégia a ser seguida pelo engenheiro, juntamente com o arquiteto;
- Dar início à construção;
- Manter um controle das ações, verificando constantemente o cronograma;
- Controlar compras e, consequentemente, gastos com materiais de construção.
Aqui, destacaremos o último ponto. Dentre os materiais de construção estão cimento, areia, pedra, concreto, estruturas metálicas, blocos, tijolos, telhas e muito mais. Além disso, ainda é preciso cotar os gastos com equipamentos, que necessariamente devem ser utilizados, pois viabilizam acessos, permitem uma obra mais ágil e garantem a segurança dos trabalhadores.
Sabendo disso, conheça as vantagens do aluguel de andaimes para um serviço:
Andaimes facilitam o acesso de funcionários e instrumentos
Se a edificação a ser construída é prédio ou não, permitir com que haja um melhor ingresso aos andares ou mesmo aos locais de difícil acesso é algo a ser feito por equipamentos como o andaime. E não é só isso! Com o uso de andaimes a segurança dos trabalhadores e das pessoas que passam próximas à obra está garantida.
Andaimes são versáteis
Ao obter um equipamento desses, ficará viável reformar, demolir, limpar, fazer a manutenção e pintar diferentes locais da construção, sem transtornos.
Aluguel de andaimes garante preço mais acessível
Ao invés de comprar, optar por alugá-los sai mais em conta e bem mais prático, levando em consideração que é preciso ter um bom espaço para guardar e dificilmente os engenheiros, profissionais de mão-de-obra qualificada e demais funcionários serão os mesmos em todas as construções.
Aluguel de andaimes garante suporte técnico
Empresas que oferecem este tipo de serviço, contam com funcionários habilitados para fazer a montagem, desmontagem e também a manutenção dos andaimes.
O engenheiro aluga e as demais responsabilidades fica com a prestadora do serviço
Ao realizar o aluguel de andaimes, talvez você precisará de um ou mais, considerando as diferentes demandas. Outro fator é a necessidade de ajustá-los quanto a altura e o espaçamento do piso, por exemplo, de acordo com o serviço a ser executado. Essas ações, se feitas por pessoas não habilitadas, podem oferecer riscos aos profissionais.
O aluguel de andaimes ajuda o meio ambiente
Optando por este serviço, você não precisará deixar de lado o equipamento que será pouco usado. Os andaimes enferrujarão e começarão a deteriorar, se não passarem por manutenção periódica, atividade esta que evita a liberação de substâncias prejudiciais ao meio ambiente.
Agora, você já sabe quais as vantagens do aluguel de andaimes. Uma dica é, antes de contratar uma empresa especializada, certifique-se de que ela segue a Norma Regulamentadora NR-18, referente à segurança e qualidade dos equipamentos da construção civil.