Andaime fachadeiro: como sua montagem é feita?
Em obras de médio e grande porte, a presença de andaimes fachadeiros são essenciais. Esses equipamentos garantem a segurança dos operários, que precisam se deslocar para poderem dar continuidade aos seus trabalhos, mesmo estando em uma grande altura. A segurança e eficiência do sistema, considerado fácil de ser manuseado, depende de vários fatores, sendo os três principais mão de obra qualificada, projeto adequado e cumprimento das normas vigentes.
A NR-18 (Norma Regulamentadora nº 18 – Condições e Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) e a NBR 6494 são as duas normas principais, que sempre são citadas quando se trata de construções. Elas definem as instruções a serem seguidas que são importantíssimas, pois garantem à proteção dos operários, e mais do que isso, garantem um trabalho bem feito.
Para que tudo ocorra de acordo com o planejado, sem haver nenhum contratempo desnecessário, é preciso que se sigam algumas regras para a montagem do andaime. Confira abaixo:
- O primeiro passo é instalar a base com sapatas ajustáveis para que possa haver o nivelamento tanto em pisos regulados quanto naturais.
- Com as bases instaladas, os quadros fixos deverão ser encaixados sobre as sapatas de modo vertical.
- Os quadro fixos devem ser conectados por meio das barras de ligação, configurando o travamento em X.
- As barras são encaixadas nos quadros pelos pinos de travamento. Esse encaixe é simples e dispensa o uso de ferramentas especiais, porém requer revisão final.
- As pranchas metálicas que compõem o piso são encaixadas sobre o módulo.
- Agora, as pranchas são fixadas à estrutura tubular para manter a estabilidade do piso.
- A partir desse momento, as etapas passam a se repetir horizontal e verticalmente na fachada. Nesse processo, as ancoragens do sistema são presas às esperar chumbadas junto à estrutura.
- Uma opção para que o travamento ocorra de modo adequado é a utilização de tubos conjugados a abraçadeiras. Este método garante uma estabilidade mais certa ao sistema, garantindo também o seu nivelamento.
- Ao final da montagem dos módulos, os andaimes fachadeiros devem receber uma cobertura externa feita com tela plástica, impedindo a projeção de ferramentas e materiais.
- Agora, a montagem do andaime fachadeiro está concluída de modo seguro, e a ferramenta pronta para o uso!
Esse passo-a-passo, juntamente com um material de qualidade, garante o bom funcionamento do andaime e também a segurança dos operários. Por isso, é imprescindível que não se pule nenhuma etapa e que tudo seja feito de modo cuidadoso.