O andaime industrial é uma estrutura provisória montada em tubos de aço galvanizado, com plataforma para trabalhos, guarda-corpo e rodapés, especificamente para facilitar o acesso de trabalhadores de mão-de-obra profissional às partes mais elevadas de edificações. O uso de andaimes permite a realização dos seguintes serviços:
- Construção predial;
- Reformas, manutenções e reparos estruturais;
- Revestimento de edificações;
- Pintura de fachadas;
- Instalação de vidraças;
- Colocação de tubulações;
- Manutenção industrial;
- Transporte de equipamentos e ferramentas;
- Entre outros!
Para garantir a segurança dos profissionais, as empresas fabricantes de andaimes precisam seguir a norma NR-18. A estrutura do modelo industrial é formada por duas torres com uma plataforma base, no centro; duas escadas laterais para facilitar o ingresso ao equipamento e travamento em X, diferenciando-se, assim, do andaime tubular. Demais acessórios: rodas de borracha, base fixa, base ajustável e piso metálico.
O andaime industrial é um produto que aumenta a proteção dos trabalhadores quando está em contato com os demais espaços da obra. Para funcionar corretamente, o equipamento precisa estar sobre um pavimento nivelado, ou seja, reto, sem buracos ou outras irregularidades.
Desenvolver andaime industrial com base na NR-18 é essencial para permitir a entrada ou a permanência dos trabalhadores no canteiro de obras. Tanto o ambiente como os equipamentos utilizados para realizar os serviços e os que fazem proteção individual devem ficar sempre conforme as regras vigentes.
Antes de iniciar quaisquer atividades referentes à obra, é essencial emitir um comunicado à DRT para informar o endereço do local e da construtora, o tipo de obra, datas de início e conclusão, e quantos profissionais trabalharão na obra.