Andaime tubular: quais são suas utilizações
Existem diversos tipos andaimes para os mais variados propósitos. Um dos mais utilizados é o andaime tubular, que tem várias funções: serve para facilitar a troca de uma lâmpada em que a escada não é alta o suficiente, até um trabalho mais complexo, como um serviço em um prédio de vários andares. Desse modo, percebe-se que o andaime tubular pode ter diversas aplicações, e melhor ainda: por ter encaixes simples e firmes, dispensa o uso de ferramentas especiais na sua montagem.
Andaimes tubulares são estruturas metálicas, montadas em pares, formando torres que podem ser apoiadas sobre bases fixas ou rodas, dependendo da altura e da superfície. Assim, são adaptáveis: dependendo do local (grande ou pequeno) e outras necessidades do canteiro de obras. Para a montagem desse equipamento, deve-se seguir a NR-18 (Norma Regulamentadora nº 18 – Condições e Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção).
Como seu peso e dimensões são menores que os outros equipamentos, o andaime tubular pode ser facilmente movimentado pelo canteiro da obra. Por esse motivo, é bastante utilizado em reformas, revestimento de fachadas, manutenção de prédios e indústrias e montagem de estruturas metálicas pré-moldadas. Seu sistema de travamento diagonal garante a segurança de seus trabalhadores, juntamente com o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Esse equipamento é muito usado e, por isso, faz parte do dia-a-dia de diversos operários e mestres de obra. Por serem de fácil manuseio, há quem acredite que qualquer pessoa pode montar. Isso, porém, não é verdade. Existem regras a serem seguidas e, para que tudo ocorra como o planejado e a segurança dos trabalhadores seja garantida, apenas profissionais capacitados e treinados devem fazer essa montagem.
Suas vantagens mais importantes são:
- menor possibilidade de quebra ou empeno das pontas;
- pintura por imersão que garante maior vida útil ao andaime;
- equipamento muito leve, o que facilita a montagem e proporciona alta produtividade.