O que são e para que servem?
Os andaimes são equipamentos utilizados na construção civil para fazer a sustentação de operários, instrumentos e materiais, em uma obra. Importantíssimos para manter a segurança de quem trabalha a certa elevação, eles alcançam altura igual ou superior a dois metros e ainda permitem com que uma obra seja executada com muito mais agilidade.
Para manter a segurança dos profissionais, não basta os andaimes serem de qualidade, é imprescindível um piso nivelado e em boas condições de conservação para instalação, a fim de não permitir nenhum escorregamento ou danificação. Outro fator a ser considerado é o climático: para fazer uso dessa estrutura não é recomendado ser sob chuva ou vento, isso pode prejudicar o andamento da obra e colocar em risco a saúde física dos trabalhadores.
Estes equipamentos são estáticos e empregados para realizar pinturas, reformas, construções, manutenções, reparações e outras atividades exercidas no ramo. As estruturas são em metal ou aço, sendo eles resistentes e com durabilidade longa, permitindo o uso por bastante tempo, desde que passem pelas inspeções necessárias feitas por pessoas qualificadas.
Tipos de andaimes utilizados na construção civil
Existem no mercado alguns tipos de andaimes aplicados a trabalhos diferentes. Confira a seguir três dos mais encontrados:
- Andaime Fachadeiro: fácil de ser montado é usado para serviços em fachadas de edifícios. Sua flexibilidade e ampla plataforma de trabalho permitem execução em um espaço maior e com facilidade, podendo andar sobre ele sem riscos, desde que todas as regras de segurança sejam seguidas e os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), utilizados. A montagem é feita horizontalmente e permite trabalhos regulares;
- Andaime Tubular: com colunas formadas a partir de barras de aço ou metal, que se interligam gerando uma estrutura resistente e segura, possui ótimo sistema de travas e estabilidade mantida devido às sapatas colocadas em sua base, podendo ser ajustáveis ou fixas;
- Andaime Industrial: de rigidez maior para ser usado em situações que exigem maior resistência, para suportar equipamentos industriais, por exemplo, esse material possui travamento duplo em X(em ambas as laterais de sua estrutura).
Para assegurar a integridade física dos trabalhadores e a condição ideal das obras a serem realizadas sobre esses andaimes, é essencial seguir dois pontos: a ART e a NR-18.
O que é laudo ART e porque os andaimes necessitam dele?
ART é a sigla para Anotação de Responsabilidade Técnica, um contrato que atesta a regularidade de execução de obras e prestação de serviços da Engenharia, devendo este documento ser encaminhado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
A relação que os andaimes têm com essa anotação está relacionada ao acompanhamento da NR-18 pela ART, devendo no corpo do andaime ter identificação sobre fabricante e referência do tipo, lote e ano de fabricação, verificados antes de vender ou fazer a locação de andaimes.
Montagem e utilização de andaime NR 18
A Norma Regulamentadora de número 18 está ligada às condições de trabalho e ambiente de trabalho de todos os equipamentos usados na construção civil. O andaime NR 18, por exemplo, deve ser montado e desmontado apenas por profissionais habilitados e aguentar os pesos incidentes sobre eles conforme o especificado durante a fabricação.
Os pisos dos andaimes precisam ser nivelados e antiderrapantes, não oferecendo qualquer risco ao trabalhador. Os guarda-corpos dependem das seguintes medidas: um a 70 cm e o outro a 120 cm, e o rodapé com 20 cm, sendo protegidos por tela ou qualquer outro dispositivo que assegure a integridade de quem estará sobre ele.
As escadas tanto integradas como as apoiadas precisam ter largura de no mínimo 80 cm e um patamar intermediário, pelo menos a cada 290 cm. Outro item importante é que as escadas devem suportar todos os trabalhadores e não podem ser de um só montante. As plataformas de proteção necessitam de 250 cm de balanço, com 80 cm de extensão, inclinadas a 45 graus, devendo aumentar proporcionalmente a cada três andares ou altura equiparada.