Dicas e sugestões para a montagem segura de andaimes tubulares
Para garantir a segurança dos operários e também de terceiros que possam passar perto da área de construção, é necessário que se sigam alguns passos no que diz respeito à montagem de andaimes tubulares. Para isso, veja abaixo dicas e sugestões para a montagem segura de andaimes tubulares:
- O primeiro passo é o piso. Ele deve ser feito de madeira sem rachaduras e nós, com travas para impedir que a madeira escorregue. É importante lembrar que não pode haver vãos entre uma madeira e outra, e também deve conter um rodapé de 20 centímetros de altura para que se evite a queda de objetos.
- Todos os andaimes devem conter barras de travamento transversais. Isso fará com que o andaime ganhe equilíbrio. Outra dica importante é que, até mesmo nas fases de montagem, se o andaime tiver mais de 5 metros de altura, deverá ser amarrado por algo fixo. Isso evita o seu tombamento.
- É importante ressaltar que todos os trabalhadores executando seus serviços em andaimes tubulares devem, obrigatoriamente, usar cintos de segurança tipo paraquedista, caso estejam trabalhando acima de 2 metros de altura. Os andaimes também devem estar sempre apoiados em sapatas. Se houver desnível no piso, é preciso que se utilizem base ajustáveis.
- Este passo garante que não ocorra acidentes decorrentes da falta de atenção: é importantíssimo que se trave todas as rodas antes de subir no andaime, e é proibido mover o equipamento com pessoas ou materiais sobre ele.
- É bom ressaltar que não é permitido jogar materiais ou ferramentas sobre o andaime. Para haver esse movimento de objetos é necessário que se utilize uma corda. Andaimes sujos de óleo ou outros materiais escorregadios que possam causar acidentes não podem ser utilizados! Para esses andaimes voltarem a ser adequados é necessário que se faça uma limpeza antes.
- Os últimos passos a serem seguidos, porém não menos importantes são: isolar o local em que o andaime tubular será montado; não montar o andaime próximo de redes elétricas e, por último, o acesso ao andaime deverá ser feito por escadas, que podem ser móveis desde que seus degraus sejam fixados ao aparelho. Isso garante que a escada não se solte quando for usada.
Todas essas dicas garantem a segurança dos usuários do andaime, mas não só isso, garantem também o bom funcionamento do produto. Consequentemente, se o produto não apresentar problemas nenhum após a montagem, os trabalhadores poderão focar nos seus serviços. Assim, essas dicas e sugestões para a montagem segura de andaimes tubulares vão muito além da segurança; garantem também um trabalho ágil e rápido dos operários.