Sem dúvida o planejamento é o mais importante a se fazer antes de dar início a uma obra. É preciso conseguir autorização para construir no local desejado, contar com profissionais de mão-de-obra qualificada e adquirir todos os equipamentos e materiais de construção necessários. Dentre os aparatos, é importante pensar no aluguel de andaimes.
No mercado, pode-se encontrar diferentes tipos de andaimes. Os tamanhos, modelos e atribuições variam conforme as atividades a serem desempenhadas. Antes de alugá-los, a primeira etapa a ser considerada é a avaliação do projeto, para ter certeza de qual ou quais tipos de andaimes escolherá: fachadeiro, tubular ou industrial.
Dicas para garantir uma obra mais tranquila com aluguel de andaimes
Saiba como realizar o aluguel de forma correta e acompanhe inclusive orientações de segurança para usar os equipamentos sem se preocupar
Dica um: Pesquise antes de optar por determinada empresa prestadora desse serviço. É importante que a sua escolha garanta estruturas provisórias de qualidade, para a obra. Conversar com algum conhecido que já tenha feito o aluguel de andaimes pode ajudá-lo a escolher, além de oferecê-lo confiança.
Dica dois: Analise atentamente os produtos a serem alugados. Além disso, é importantíssimo verificar a documentação da empresa atestando a prestação de serviços e confirmar se os andaimes estão sob as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
Dica três: Verifique a qualidade do produto. Os andaimes devem ter a gravação de todas as especificações comprovando seu bom desempenho e estado de manutenção. Isto atesta a segurança dos funcionários e demais pessoas.
Dica quatro: Utilize os andaimes conforme indicado no manual, se surgir alguma dificuldade, contate a empresa responsável por fornecer o equipamento.
Dica cinco: Observe o nivelamento do chão no qual os andaimes serão instalados. Garanta que eles fiquem firmes ao piso e os profissionais, em segurança.
Dica seis: Siga a Norma Regulamentadora NR-06, do Ministério do Trabalho, e garanta o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) por parte de todos os seus funcionários, conforme a atuação de cada um no canteiro de obras.
Dica sete: Mantenha em cima dos andaimes apenas as ferramentas e materiais de construção utilizados naquele momento. Isso evita pesos desnecessários e acidentes.
Dica oito: Existem no mercado andaimes com escadas, especialmente para não ocorrer de posicionarem esses objetos de maneira solta, em cima da estrutura provisória.
Dica nove: Trabalhe com os andaimes seguindo todas as especificações do fabricante. Assegure a boa manutenção e evite desgastes.
Dica dez: Antes de subir em um andaime, garanta-se de estar sob supervisão de técnicos. Eles devem verificar todos os pontos de segurança do equipamento, antes de permitir que alguém suba.