Para que servem os andaimes tubulares?
Muito se fala sobre esses equipamentos, mas você sabe para que servem os andaimes tubulares? Se você está trabalhando em uma construção, reforma ou situações similares e a altura é um fator importante na hora de executar seu serviço, saiba que os andaimes tubulares são a resposta para os seus problemas. Esses equipamentos são montados e desmontados facilmente e foram criados justamente para esse propósito!
Desde a sua fabricação, o aparelho é testado para se ter a certeza de que suportará toda a carga de trabalho prevista. Sua construção já é feita pensando nisso, garantindo a segurança de seus usuários. O equipamento é montado no local de trabalho e tem diversas configurações: base fixa ou regulável; sapatas; rodízios; diagonais tubulares para travamento; piso metálico antiderrapante; guarda-corpo metálico; escada tubular de encaixe; estrutura de painéis metálicos; entre outros. Todos esses acessórios devem ser usado, seguindo a determinação da NR-18 (Norma Regulamentadora nº 18 – Condições e Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção).
O uso dos andaimes tubulares, desde que ele seja usado e montado de modo correto, garante a total segurança dos operários durante a realização de seus trabalhos. Como sua montagem é fácil e prática, dispensam o uso de ferramentas específicas, tornando o trabalho mais ágil e rápido. Os andaimes tubulares são indicados para diversas situações de obras e canteiros. São extremamente resistentes e, por isso, sua durabilidade e vida útil são longas e impressionantes. Esses tipos de andaimes têm uma ótima aplicação em serviços de fachadas e colocações nas paredes.
Seu manuseio é fácil, permitindo ampla atuação do operário em pequenas reformas e manutenções. O equipamento é pintado por imersão, protegendo sua exposição aos diversos ambientes de trabalho. Para que essa estrutura garanta a segurança do trabalhador, tem que utilizar os acessórios já citados. Sem eles, torna-se impossível usar um andaime tubular.