Por que a locação de escoramento para edifício é importante?
O escoramento em edificações consiste no fornecimento, montagem e desmontagem das estruturas para sustentação das fôrmas, permitindo a concretagem da superestrutura da obra. Em outras palavras, o serviço de escoramento permite erguer um andar de cada vez nas construções de edifícios e residências.
O material mais utilizado durante esse procedimento é a escora metálica. Esse equipamento serve para escorar provisoriamente elementos estruturais como lajes e vigas, suportando pontualmente as cargas conforme sua capacidade. Antigamente o escoramento era realizado em escoras de madeira, porém o processo não era seguro e foi substituído por escoras de aço carbono.
Segundo as leis NR 18 – sobre as Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção e a NBR 15.696 – que trata das Fôrmas e Escoramentos para Estruturas de Concreto, as escoras precisam estar sem deformações, defeitos irregulares ou pontos frágeis.
Esse tipo de material costuma ser muito caro e não compensa ser comprado para ser usado apenas uma vez. É possível alugar todos os equipamentos de escoramento com empresas especializadas. As vantagens vão desde praticidade, até economia e sustentabilidade.
As empresas que realizam a locação de escoramento, em sua maioria, entregam e retiram o material. Podem trocar escoras que estejam danificadas e entregam o tamanho e modelo corretos para a sua necessidade.
Entenda a montagem e desmontagem
As escoras tubulares ajustáveis são as mais utilizadas em sistemas de escoramento em edificações. Elas são adotadas em estruturas com o pé direito inferior a 4 metros de altura. Veja abaixo a sequencia de montagem do sistema de escoramento com escoras ajustáveis:
- Preparação dos painéis de viga
- Preparação dos painéis de pilares
- Colocação das gravatas de pilar
- Prumo dos pilares
- Montagem da fôrma das vigas
- Colocação das escoras com tripé
- Ajuste na altura
- Colocação das vigas principais
- Colocação das vigas transversais
- Cobertura com chapa compensada
- Nivelamento
Para fazer a retirada do escoramento é preciso esperar até que a estrutura possa resistir às cargas atuantes, nunca em um período inferior a 14 dias. A fiscalização de obra é responsável por autorizar a retirada. É importante obedecer a sequência estabelecida, observar os cuidados com os equipamentos e evitar choques nas peças concretadas.
Invista em uma empresa de qualidade
Tenha em mente uma empresa de locação de escoramento que atenda todas as normas técnicas vigentes no Brasil. Procure clientes antigos para pedir referencias e tenha cuidado com preços muito baixos.