Principais orientações para o uso seguro dos andaimes fachadeiros
Para que a segurança seja garantida, é necessário que se siga algumas regras, como a NR-18 (Norma Regulamentadora nº 18 – Condições e Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) e a NBR 6494. Veja abaixo as principais orientações para o uso seguro dos andaimes fachadeiros:
- Verificação do terreno: as condições do terreno onde o andaime será fixado, determinarão o tipo de sapata que deverá ser encaixada nos postes dos quadros.
- Apoio auxiliar: caso o terreno não seja firme o suficiente para receber as cargas, pranchões de madeira deverão ser pregados nas sapatas. Isso garantirá que a concentração de peso em cada poste da torre diminua.
- Afastamento: para o trabalho em fachadas, é necessário que se tenha um afastamento perfeito para que o serviço seja bem feito. É fundamental ancorar colunas de amarração aos postes dos andaimes por meio de braçadeiras fixas ou articuláveis.
- Fixação: cabos de aço devem prender a estrutura do andaime na fachada. Se o edifício estiver em construção, os cabos podem ser amarrados em elementos próprios para fixação. Caso o edifício já esteja pronto, pode ser amarrado nos próprios pilares. Tudo isso deve seguir as normas da NBR 6494.
- Tela de proteção: o equipamento precisa ter proteção com tela feito com material resistente, desde a primeira plataforma até pelo menos 2 metros acima da última. Por causa de ventos, é recomendado que as telas estejam presas na estrutura do edifício.
- Plataformas: para evitar acidentes nas plataformas, existem especificações que se referem às cargas máximas permitidas, e estas devem ser seguidas de modo preciso. Cargas devem ser distribuídas uniformemente e não devem ficar no caminho dos operários.
- EPIs: é importantíssimo que todo trabalho feito pelos operários nos andaimes seja feito com equipamentos de proteção individuais (EPIs), e que estes sejam usados corretamente.
- Acesso: seguindo a NR-18, o acesso às plataformas deve ser feito por meio de escadas que deverão estar incorporadas à estrutura do andaime.
Todas essas instruções garantem a segurança dos operários e são regulamentadas pelos órgãos responsáveis. Desse modo, a quebra dessas regras geram consequências para as empresas responsáveis, pois além de estar oferecendo um serviço inconsequente, coloca a vida dos seus trabalhadores em risco.