Segurança: cuidados e orientações para o uso do andaime fachadeiro
Os andaimes fachadeiros são essenciais para obras muito altas e, consequentemente, proporcionam a total segurança de seus trabalhadores. Para que tudo ocorra bem e essa proteção seja de fato real, é necessário que tudo esteja de acordo com a NR-18 (Norma Regulamentadora nº 18 – Condições e Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção). Essa norma contém uma série de regras que dizem respeito à administração, planejamento e, especialmente, segurança nas condições de trabalho na indústria da construção. Sendo assim, ela define várias especificações quanto ao uso de andaimes.
Essas normas garantem a segurança dos operários e, por isso, devem ser seguidas à risca. Qualquer descumprimento que comprometa a proteção dos operários resultará em sérios problemas para a empresa responsável. Além de seguir a NR-18, deve também haver um projeto e acompanhamento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). É importante lembrar que todos os trabalhadores devem ser qualificados e ter recebido treinamento específico para o tipo de andaime em operação.
Na hora da compra ou locação de um andaime, é necessário verificar se o produto atende a NBR 6494, que regulamenta a fabricação dos componentes do equipamento. Só é possível dar continuidade à elevação da torre caso os módulos da primeira plataforma estejam nivelados. Sendo assim, é necessário que haja a montagem dos quadros base para que, então, o nível de todos os eixos do andaime seja medido.